segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Atividades 23/08/2007 Adivinha? ATRASADO : )

HIPERTEXTO

1) Encontrar um exemplo de cada um dos:

a) tipos de hipertexto (e explicar):

Exploratório - Aquele que não pode ser modificado, o site http://www.globo.com/ oferece tópicos de diversas informações dando ao internauta a opção de escolher qual tema quer obter mais informações.

Construrivo - Oferece interação com o site, http://www.wikipedia.com/ nesse site o usuário pode criar ou adcionar informações para os que visitam o site.

b) tipos de links (e explicar):

Associativo - o site http://globoesporte.globo.com/ proporciona ao leitor informações atuais sobre qualquer time de futbol, mas mesmo estando lendo sobre o gremio por exemplo cade vez que é usada a palavra Flamengo ela se torna em link para informações sobre o time carioca.

Estruturais - Link's de "ajuda" ao internauta, normais em site de busca, http://www.google.com/ . Não da ao usuario a resposa exata mas o encaminha a ela.

C) características do Hipertexto (explicar):

Multilinearidade - é o hipertexto que aponta varios caminhos ao usuario, tendo como objetivo facilitar o acesso do internauta com o que ele procura.

Não Linearidade - Não oferece um caminho pré estabelecido. No wikipedia o usuario pode criar Link's para qualquer assunto mesmo tendo ou não relação com o 1ºassunto. Ou seja no hipertexto não linear o próprio usuario tem que fazer o seu caminho para achar o que procura.

Modularidade - é o hipertexto que mostra que ao escolher certos link's estamos nos direcionando para informações mais amplas de outros assuntos.

Estrutura de rede - São link's nos sites que fascilitam o acesso a outras informações.

4. Pode-se dizer que um fotolog é uma virtualização? Explique

Sim, pois os fotologs é uma base da realidade, mas não necessariamente a própria realidade. As fotos postadas podem ou não serem reais.

5. Visite http://www.ciberpoesia.com.br/. A partir de sua experiência no site, discuta se o hipertexto pode ser compreendido como texto sem autor.

Os autores para mim são os que assinam, Ana Claudia e Sérgio Capparelli, já os outros podem ser co-autores, que ajudam criando hipertextos no site.

Nenhum comentário: